Winny Tapajós's profile

Arquiteturas e Aldeamentos Indígenas

O Seminário Arquiteturas e Aldeamentos Indígenas surge em 2019 a partir de experiências do Grupo de #EtniCidades, para pensar as formas de abordagem das questões indígenas no campo da Arquitetura e Urbanismo e conscientizar em relação à consolidação da cidadania plena desses povos. O Seminário tem o objetivo de discutir as arquiteturas indígenas no que diz respeito a técnicas construtivas, produção material e simbólica, mas sobretudo às formas de habitar e às relações que constituem essas Arquiteturas, dando voz e visibilidade às comunidades que lutam nos seus territórios pela sobrevivência e pelo direito à cidadania.

A segunda edição do evento acontece em um momento crítico para os povos indígenas, não apenas pela pandemia, mas pelo acirramento dos conflitos e violência sobre as comunidades, provenientes do processo neoliberal e neocolonial que ocorre no Brasil. Assim, o evento busca reafirmar a presença viva e contemporânea dos Povos Originários em sua diversidade, sua ligação ancestral e a primazia inalienável do seu pertencimento a essas terras que chamamos Brasil.

O Seminário busca valorizar também a riqueza cultural e a potência das visões de mundo desses povos para apontar novos rumos para o desenvolvimento do país.
Arquiteturas e Aldeamentos Indígenas
Published:

Arquiteturas e Aldeamentos Indígenas

Published: